sexta-feira, 5 de junho de 2009

GESTAR É TAMBÉM INFORMAÇÃO!!

ESTEJA ATUALIZADO ATRAVÉS DO GESTAR
5 de Junho

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972 marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano.

Celebrado anualmente desde então no dia 5 de Junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente cataliza a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.

Os principais objetivos das comemorações são:
1. Mostrar o lado humano das questões ambientais;
2. Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável;
3. Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais;
4. Advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.

O tema do Dia Mundial em 2009 é “Seu planeta precisa de você: Unidos contra as mudanças climáticas”. Ele reflete a urgência de que nações atuem de maneira harmônica para fazer frente às mudanças climáticas, para manejar adequadamente suas florestas e outros recursos naturais e para erradicar a pobreza.

Este ano, o México será a sede mundial das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente o que reflete o engajamento dos países da América Latina e Caribe na luta contra as mudanças climáticas e na transição para uma sociedade de baixo carbono.

Em linha com seu forte engajamento nas questões ambientais, o México é um dos países que mais contribuiu com a campanha 7 Bilhões de Árvores, desenvolvida pelo PNUMA. http://www.unep.org/billiontreecampaign/portuguese

O presidente do México, Felipe Calderón, afirma que a celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente "irá destacar a determinação daquele país em gerenciar adequadamente seus recursos naturais e lidar com o mais exigente desafio do século 21 - as mudanças climáticas."

Fonte: internet
© PNUMA

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente e encontramos na internet esse poema de conscientização:

ÁGUA CRISTALINA

(Autora: Mírian Warttusch)

Água Cristalina, água cristalina
Nascendo do veio da pedra
Forma as cachoeiras
Água cristalina!

Água cristalina, água cristalina
Nascendo do seio da terra
Vai formando os rios
Água cristalina!

Ao caír na terra
Chuva boa encerra
A forma de amor

Engrossando os mares
Em tantos lugares
É nosso fervor!

Nossa água benta
Fonte que alimenta
E fortalece a fé!

É fonte da vida
Linda, assim, nascida,
Nossa água é:

Presença Divina
Água cristalina...
Presença Divina
Água cristalina...

DEVEMOS CONTINUAR USANDO O CLICHÊ: "se cada um fizer a sua parte, teremos um mundo bem melhor."

VISITA A ESCOLA JK

Hoje, dia Mundial do Meio Ambiente, as formadoras Luzia, Joelma e Telma foram conferir e apreciar os trabalhos desenvolvidos pelos professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Juscelino K. de Oliveira. Voltaram encantadas com os trabalhos e porque eles perceberam que envolver-se com o Gestar faz toda a diferença, mesmo nestes momentos interdisciplinares.

GESTAR I DE JI-PARANÁ

Oi visitantes, as formadoras do GESTAR I, Joelma e Luzia, criaram um novo blog, que depois postarei aqui. Mas elas continuam com o GESTAR II. São determinadas e trabalhadoras, desenvolvem oficinas do gestar I e II. Haja trabalho, rsrsrsrsrsrsrs, mas a Telma e Fátima também dão uma forcinha nos trabalhos(oficinas) e tudo está indo muito bem. Parabéns meninas, o blog de você vai ser show.... também.